01) Leia o texto a seguir:
“As embarcações brasileiras encontradas em qualquer parte, e as estrangeiras encontradas nos portos, enseadas, ancoradouros, ou mares territoriais do Brasil, tendo a seu bordo escravos, cuja importação é proibida pela Lei de sete de novembro de mil oitocentos e trinta e um, ou havendo as desembarcado, serão apreendidas pelas autoridades, ou pelos navios de guerra brasileiros, e consideradas importadoras de escravos.”
(Lei nº 581 de 4 de setembro de 1850 - Lei Eusébio de Queirós para repressão do tráfico de escravos) in: BONAVIDES, Paulo & AMARAL, Roberto – Orgs. Textos políticos da História do Brasil. Brasília Senado Federal, Conselho Editorial, 2002. Vol 01. (sem numeração de página).
a) APRESENTE as razões que motivaram a edição da Lei Eusébio de Queirós.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) CITE e EXPLIQUE duas medidas paliativas adotadas pelos políticos do Império para retardar o processo de abolição da escravatura.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
02) Observe a imagem a seguir:
Guarda Nacional criada em 1831
Disponível em: http://www.brasilescola.com. Página acessada em maio de 2010.
EXPLIQUE o motivo da criação da Guarda Nacional pelo Governo Regencial.
03)Observe o mapa a seguir:
a) No mapa estão localizadas algumas das revoltas que marcaram o Período Regencial. JUSTIFIQUE a ocorrência de vários conflitos neste período.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Diferencie a composição social das revoltas ocorridas no norte e no nordeste da Guerra dos Farrapos.
04)
"As ruas estão, em geral, repletas de mercadorias inglesas. A cada porta as palavras SUPERFINO DE LONDRES saltam aos olhos: algodão estampado, panos largos, louça de barro, mas, acima de tudo, ferragens de Birmingham, podem ser obtidas nas lojas do Brasil a um preço um pouco mais alto do que em nossa terra."
Os fatos descritos no trecho acima são conseqüência da:
a) assinatura dos Tratados de 1810 entre Brasil e Inglaterra.
b) independência do Brasil seguida do fim do pacto Colonial.
c) falta de produtos portugueses necessários para abastecer o mercado brasileiro.
d) tentativa de colonização do Brasil pretendida pelos ingleses a partir de 1808.
"A Guerra chegara ao fim. As cidades, as vilas, as aldeias estavam despovoadas. Sobrevivera um quarto da população - cerca de duzentas mil pessoas - noventa por cento do sexo feminino. Dos vinte mil homens ainda com vida, setenta e cinco por cento eram velhos acima de sessenta anos ou garotos menores de dez anos. Os próprios aliados ficaram abismados com a enormidade da catástrofe, a maior jamais sucedida num país americano."
(Manlio Cancogni e lvan Boris).
05)O texto refere-se ao conflito externo em que se envolveu o Império Brasileiro, conhecido como a Guerra do Paraguai.
Leia as afirmativas abaixo sobre a Guerra do Paraguai.
I – As vésperas da Guerra o Paraguai apresentava uma economia estável.
II – O governo paraguaio queria conquistar uma saída para o mar, pra comerciar com o exterior.
III – Durante a guerra, o Paraguai recebeu ajuda de um numeroso efetivo militar inglês.
Está (ão) correta (s) a (s) afirmativa (s)
a) I.
b) I e II.
c) II e III.
d) I, II e III.
Nos anos 60 do século XIX, uma nova crise na região do Prata se transformaria no longo e sangrento conflito conhecido como a Guerra do Paraguai. Este episódio, durante algum tempo, foi entendido pelo lado brasileiro como uma luta realizada contra o ditador Solano López e seus planos expansionistas. Mais adiante, na década de 1960, segundo a versão de historiadores como o argentino León Pomer, a razão da guerra seria relacionada aos interesses ingleses, que viam com desagrado a crescente autonomia paraguaia. Assim, havia uma emergente necessidade, por parte do Governo inglês, de desarticular o Paraguai, mantendo o controle econômico sobre a América Latina.
http://www.multirio.rj.gov.br
06)A partir da leitura do texto anterior e do que foi estudado sobre a Guerra do Paraguai, é INCORRETO afirmar que ela
a) foi vencida pela Tríplice Aliança (Brasil, Argentina e Uruguai), mas com efeitos profundos sobre a economia e a política do Brasil.
b) causou um déficit orçamentário enorme ao Brasil e custou a vida de milhares de brasileiros.
c) foi resolvida após a interferência inglesa, que enviou navios de guerra e tropas em apoio aos países aliados.
d) deixou prejuízos para as economias e as populações de todos os países envolvidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário