01) Analise o texto.
"Nossa constituição política não segue as leis de outras cidades, antes lhes serve de exemplo. Nosso governo se chama democracia, porque a administração serve aos interesses da maioria e não de uma minoria. De acordo com nossas leis somos todos iguais no que se refere aos negócios privados. Quanto à participação na vida pública, porém, cada qual obtém a consideração de acordo com seus méritos e mais importante é o valor pessoal que a classe a que se pertence; isto quer dizer que ninguém sente o obstáculo de sua pobreza ou da condição social inferior quando seu valor o capacite a prestar serviços à cidade."
(Trechos de um discurso de Péricles. In: Rubim Santos Leão de Aquino e outros. História das sociedades: das comunidades primitivas às sociedades medievais. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico. p. 201.)
a) TRANCREVA a passagem do texto onde Péricles explica o funcionamento da democracia ateniense.____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Na democracia ateniense, a igualdade não era tão visível quanto pregava Péricles. Apresente um argumento que comprove essa afirmação.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
02) Observe a imagem.
VICENTINO, Cláudio. Viver a História: ensino fundamental: 5ª série – São Paulo: Scipione, 2002, pág.85
Nos impérios antigos como o Egito o poder era centralizado. A realeza exercia domínio sobre o território e sobre seus súditos, estabelecendo assim uma rede de apoio que pudesse contribuir para a manutenção do seu poder.
Com base na imagem e no texto, explique o que é um governo teocrático e burocrático.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
.
03) Leia o trecho a seguir.
"Os deuses, quaisquer que tenham sido as suas origens longínquas, nada mais são do que seres humanos, maiores, mais fortes, mais belos, eternamente jovens; adquiriram não só a forma humana, mas também os sentimentos, as paixões, os defeitos e até os vícios dos homens; o mundo divino apresenta, portanto, uma imagem engrandecida, mas não depurada, da humanidade."
Fonte: A. Jardé, A GRÉCIA ANTIGA E A VIDA GREGA, 1977.
De acordo com o texto,
A) os gregos adoravam mais os seres humanos que os seus próprios deuses.
B) os deuses gregos eram espécies de seres humanos divinizados e engrandecidos.
C) a diferença entre os humanos e os deuses gregos é que estes não possuíam defeitos.
D) os deuses gregos assemelhavam-se aos deuses egípcios, exceto pelas qualidades.
"Nossa constituição política não segue as leis de outras cidades, antes lhes serve de exemplo. Nosso governo se chama _____________________, porque a administração serve aos interesses da maioria e não de uma minoria. De acordo com nossas leis somos todos iguais no que se refere aos negócios privados. Quanto à participação na vida pública, porém, cada qual obtém a consideração de acordo com seus méritos e mais importante é o valor pessoal que a classe a que se pertence; isto quer dizer que ninguém sente o obstáculo de sua pobreza ou da condição social inferior quando seu valor o capacite a prestar serviços à cidade."
(Trechos de um discurso de Péricles. In: Rubim Santos Leão de Aquino e outros. História das sociedades: das comunidades primitivas às sociedades medievais. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico. p. 201.)
04)A forma de governo que se expressa pelo que diz o texto anterior é
A) Democracia.
B) Tirania.
C) Oligarquia.
D) Ditadura.
05)Explique a afirmação: “A democracia na Grécia era elitista e restritiva.”
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
06) Observe a ilustração abaixo:
A partir do que é apresentado na ilustração, identifique qual é a principal característica da sociedade egípcia da Antiguidade.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
07) Leia a reportagem a seguir:
“(...) Há duas semanas, foi anunciada mais uma descoberta de tirar o fôlego de egiptólogos e curiosos do mundo inteiro – a maior desde que o explorador inglês Howard Carter deparou com o fabuloso tesouro oculto na tumba de Tutancâmon, em 1922. O arqueólogo Kent Weeks, da Universidade Americana do Cairo, divulgou que havia encontrado a maior e mais complexa tumba do Antigo Egito. “É uma descoberta maravilhosa”, disse Weeks a VEJA (...). Além disso, escapou por um triz de ser destruída pelos arrasadores tempos modernos. Sem fazer a menor idéia do tesouro arqueológico que ainda se escondia naquela região desértica, o governo egípcio planejava construir um estacionamento bem acima dela, para abrigar os ônibus apinhados de turistas que visitam diariamente as tumbas de Tutancâmon a sessenta metros dali, e a de Ramsés IV, a somente trinta metros (...).
www.historianet.com.br
De acordo com o texto acima descreva a passagem que demonstra a importância, para a arqueologia, da descoberta da tumba de Tutancamon.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário