O ( ) Foi elaborado segundo os mais modernos conhecimentos cartográficos baseados na teoria do geógrafo e astrônomo grego Ptolomeu.
1 ( ) Foi respeitado pelos portugueses até o século XVIII, quando novas negociações resultaram no Tratado de Madri.
2 ( ) Nasceu de uma atitude inovadora na época: a de resolver problemas políticos entre nações concorrentes pela via diplomática.
3 ( ) Resultou da ação dos monarcas espanhóis que resistiam à adoção da Bula Intercoetera, contrária aos seus interesses.
4 ( ) Surgiu da necessidade de definir a possessão do território brasileiro disputado por Portugal e Espanha.
02) Sobre a presença dos escravos africanos no continente americano, JULGUE OS ITENS VERDADEIROS OU FALSOS.
0( ) Os escravos eram trazidos para serem empregados como mão-de-obra nas grandes plantações e nas minas.
1( )Os africanos não foram levados para todas as regiões da América, mas para aquelas onde o contingente de nativos era pequeno.
2( )Os escravos tiveram pouco contato com os nativos, relacionando-se quase que exclusivamente com os brancos europeus.
3( )Os africanos foram trazidos para a América porque não eram tão selvagens quanto os índios, por isso, era fácil domesticá-los.
4( )Os escravos africanos não foram muito utilizados nas colônias espanholas, pois o que prevalecia nos países da Europa era o sistema mercantilista.
03) O expansionismo marítimo comercial e colonial da Europa relaciona-se diretamente com o Estado Absolutista.
Essa relação pode ser descrita da seguinte maneira:
A) as grandes navegações deram origem aos governos centralizados, sendo responsável pela formação das primeiras monarquias nacionais.
B) o absolutismo foi um pré-requisito para as grandes navegações. Estas fortaleceram o poder do Estado.
C) as grandes navegações só tiveram início quando a burguesia se tornou a classe hegemônica política e economicamente.
D) a expansão marítima foi o resultado das ações da burguesia em desenvolvimento para expandir suas atividades fora do Estado Absolutista.
“(...) cabe lembrar que é quase impossível falar da África no singular, de ‘uma’ só África no Brasil: são muitas as origens, as trajetórias, as culturas. A própria noção de ‘africano’ não existia entre os escravos até o século XIX. A identidade de cada povo, que o mundo escravocrata dissolvia, ainda assim prevalecia sobre a ideia da identidade africana, da África como terra de todos. Esta só se desenvolveria na própria África nos séculos XIX e XX, a partir das lutas de independência [no século XX].”
LIMA, Mônica. A África na sala de aula. In: Nossa história. Ano 1, nº 4, fev. 2004. p. 85.
Segundo a autora,
A) a África é uma região marcada pela miséria, doenças e conflitos.
B) a África é um continente marcado pela diversidade histórica e étnica.
C) os africanos têm o mesmo passado e a mesma etnia.
D) os africanos, desde a antiguidade, se reconheciam como africanos.
“ O brilhante século XVI viu o surgimento do Antigo Sistema Colonial, das Reformas Religiosas, de Estados Modernos já francamente consolidados, de uma produção artística e intelectual impressionante(...). Na verdade, Ciência e Razão eram apenas uma face da realidade bem mais complexa. Enquanto as elites redescobriam Aristóteles ou discutiam Platão na Academia Florentina, de Lourenço de Médicis, a quase totalidade da população européia continuava analfaabeta.”
Laura de Mello e Souza.
05) Com o auxílio das informações contidas no texto, julgue os itens seguintes verdadeiros ou falsos, referentes ao Renascimento.
0 ( ) O humanismo, um dos elementos definidores do Renascimento, opunha-se ao caráter teocêntrico da cultura medieval.
1 ( ) O dinamismo cultural e intelectual da Itália, berço do Renascimento, pode ser explicado pela estrutura urbana e mercantil e pelo vigoroso mecenato.
2 ( ) Essencialmente popular, o Renascimento foi um movimento cultural voltado para o passado, buscando reviver a Antiguidade Clássica.
3 ( ) O Renascimento também foi decisivo para a democratização da cultura e do acesso à educação.
4 ( ) O Renascimento descartou a cultura medieval em favor das manifestações artísticas, filosóficas e científicas adequadas ao novo mundo urbano e mercantil.
“Que obra de arte é o homem, tão vário na capacidade, em forma e movimento tão preciso e admirável, na ação é como um anjo; no entendimento é como Deus, a beleza no mundo, o exemplo dos animais.”
W. Shakspeare – Hamlet
06) A respeito dos fundamentos do Renascimento Cultural e da Reforma Protestante, ocorridos no contexto de transição do feudalismo para o capitalismo, julgue os itens verdadeiros ou falsos.
0 ( ) O Renascimento descartou a cultura medieval em favor de manifestações artísticas, filosóficas e científicas adequadas ao novo mundo urbano e mercantil.
1 ( ) O humanismo influenciou os renascentistas, contrapondo o antropocentrismo e o racionalismo à concepção teocêntrica medieval.
2 ( ) A reforma calvinista atendeu aos interesses da nobreza ao condenar o materialismo católico e a usura da burguesia.
3 ( ) A gestação dos Estados Modernos e a conseqüente formação de uma consciência nacional eram consonantes com o poder temporal eclesiástico.
4( ) O Protestantismo acelerou espiritualmente o capitalismo ao justificar o lucro e o trabalho da próspera burguesia.
07)Fale sobre as grandes navegações ; citando o pioneirismo português e o termo “mar tenebroso”.
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08)Descreva sobre:
a)Renascimento.
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b)Reforma Religiosa. ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Contrarreforma Religiosa.
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d)Santa Inquisição.
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